Samba para ajudar crianças com o vírus da Aids

terça-feira, 9 de junho de 2009

A Concha Acústica do Teatro Castro Alves recebe no próximo dia 19 de junho, às 19h, o primeiro show promovido pela Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM). Mariene de Castro é atração do evento intitulado como “Abrace a Vida”. A renda será revertida para a Ong, que realiza um trabalho assistencial com crianças portadoras do HIV/AIDS, no bairro de Pernambués. O ingresso custa R$ 10,00 e pode ser encontrado em qualquer loja do Pida, Ticketmix e na bilheteria da Concha. A organização é do projeto Adolescente Aprendiz, um dos parceiros da IBCM, representado pelo Padre Alfredo Souza Dorea.

Em defesa do bem!


O atleta Emerson Ferretti sempre deu show debaixo das traves nos jogos de futebol. O ex-goleiro da dupla Ba-Vi também dá show de bola quando o assunto é ajudar a quem precisa. Ele é um dos colaboradores do IBCM. Comentarista esportivo da TV Educativa (TVE) e da Rádio Transamérica, Emerson fala um pouco mais dessa relação com a ONG, que já dura três anos.

1 - Qual a importância de eventos como o “Abrace à vida”, com Mariene de Castro, para essas instituições, que desenvolvem um trabalho assistencial com crianças portadoras de HIV?

Toda iniciativa é válida e bem vinda. Ainda mais em uma instituição que não tem apoio governamental. É importante acontecer mais iniciativas como esta envolvendo artistas, sempre com o intuito de colaborar.

2 - E aí, você vai estar presente na Concha dia 19 de junho?

Vou sim. É claro que vou marcar presença. Sempre que posso estou em contato com as crianças. E não poderia faltar a essa grande festa para o bem delas.

3 - Você que participa bem de perto do projeto, o que falta para que ele possa abrigar mais crianças?

Um pouco mais de divulgação. É muito legal perceber o interesse de vocês, alunos universitários, por uma causa que visa o bem. Obrigado por me procurar e ouvir meu depoimento, ou seja, para que eu possa falar sobre um assunto tão especial e que precisa de muita visibilidade.

Uma união para sempre

Ao lado de dona Conceição Macedo, o padre Alfredo Dorea é o representante legal do Instituto Beneficente Conceição Macedo (IBCM). Ele tem uma relação especial com a instituição por se dedicar tão intensamente em tratar e assistir as crianças com o vírus da AIDS. Ele acredita fielmente no crescimento da ONG, que oferece uma ótima oportunidade de ajudar menores portadores do vírus. Por isso é importante conhecer um pouco mais este trabalho de notória dedicação. Ele ainda presta consultoria para outras instituições dessa natureza.

1 - Qual seu trabalho junto à instituição?

Sou gerente administrativo e voluntário. É muito bom realizar esse trabalho e poder ajudar às crianças que precisam tanto de uma mão amiga. Continuarei nessa caminhada.

2 - Como começou esse envolvimento?

Foi quando conheci dona Conceição (fundadora da instituição) através de José Mário, um amigo comum. Aí fui levado por ela para realizar as ações nas ruas. Passei a visitar e ajudar crianças já em estado terminal. Fortaleci minha relação com o IBCM quando na época que morei na Itália e por isso consegui algumas parcerias de empresas de lá.

3 - E esta idéia de envolver artistas e atletas nessa ação de ajudar às crianças com AIDS?

É uma forma de acabar com o preconceito. Aqui na Bahia, os artistas e atletas são solidários com trabalhos beneficentes. Emprestam seus nomes sem cobrar “direito de imagem”, o que nos ajuda a captar maiores recursos. E alguns desses, como Mariene de Castro (atração do show beneficente da IBCM, no dia 19 de junho, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves) e Emerson Ferreti (ex-goleiro de Bahia e Vitória) eu já conhecia de outras instituições. Ainda têm alguns atletas que fazem isso de forma anônima.

Banner

IBCM: 20 anos de trabalho e dedicação

domingo, 7 de junho de 2009

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1989, por Conceição Macedo. A instituição atua na prevenção do HIV/AIDS e também oferece apoio às pessoas que convivem com o vírus, assistência a moradores de rua, acompanhamento a gestantes que possuem o vírus - para que a criança não venha a adquirir a doença no parto - creche em horário integral para crianças que convivem com o vírus, além de uma pesada campanha em combate a discriminação dos portadores do HIV/AIDS.

Inicialmente, a idéia de dona Conceição era minimizar o sofrimento de crianças e adolescentes soropositivos. O trabalho se estendeu e hoje a IBCM tem ações voltadas para todas as faixas etárias e a pessoas em situação de marginalidade.

Entre as ações da IBCM, as principais são:

Casa-abrigo: A instituição mantém o custo de dez famílias carentes, pagando o aluguel e despesas como água e luz.

Creche: 70 crianças tem atendimento diário na creche. Elas recebem reforço escolar, além das três refeições e acompanhamento médico.

Reinserção Social: São desenvolvidos cursos de artesanato, atividades culturais e pedagógica, entre outras atividades.

Mobilização Social: Participa do Fórum Baiano de ONGs, AIDS e outras ações de mobilização social, combate e prevenção ao HIV/AIDS.

A instituição conta com pouco apoio governamental. Seus principais parceiros são pessoas físicas, além da colaboração do Mesa Brasil na doação de alimentos.

Enfermaria

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Sala de aula

Cozinha

Fachada da Instituição

Placa

Expediente

Angelo Paz
Fábio Reis
Jenise Souza
Lorena Santos
Raquel Lacerda
Vitor Tamar

 
Design by: Searchopedia convertido para o Blogger por TNB